Início > Notícias > Antibióticos: funções e efeitos em nosso corpo

Antibióticos: funções e efeitos em nosso corpo

Os antibióticos são substâncias que podem ser de compostos naturais ou sintéticos, e são utilizados, exclusivamente, na atuação contra infecções bacterianas. Ou seja, o seu uso é ineficaz quando se trata de infecções virais, fúngicas ou parasitológicas. Eles, também, são separados por classes e essas classes caracterizam os antibióticos de acordo com sua estrutura química bacteriana.

Este medicamento pode ser ingerido pela via oral, através da ingestão ou de forma sublingual, que é quando o fármaco é administrado por debaixo da língua, o que possibilita que ele seja absorvido pelo organismo de uma forma mais rápida. Outra maneira de se consumir os antibióticos é através da via arterial, que são ministrados por meio de seringas.

Os sintomas da infecção normalmente começam a desaparecer após três a quatro dias de tratamento, caso seja realizado de forma correta. E normalmente o uso dos antibióticos é recomendado de sete a dias em casos mais leves, podendo chegar a ser receitados com o uso de até mais de um mês em casos mais graves.

Isso pode ocorrer pois a reprodução bacteriana é muito acelerada e quando se interrompe um tratamento com antibiótico, estamos favorecendo a mutação da bactéria, ou seja, a resistência dessa bactéria àquele determinado antibiótico irá aumentar e ele passará a não ser tão eficaz.

Com isso, vemos que algo que conseguiria combater essa infecção bacteriana, e consequentemente reduziria e trataria os sintomas, passa a ser algo prejudicial para o mesmo, caso o tratamento seja interrompido de forma inadequada e/ou antes do tempo.

Os especialistas ressaltam que nem sempre os antibióticos conseguem eliminar todas as bactérias que haviam contaminado determinada região em nosso corpo, pois nem sempre uma infecção bacteriana é feita exclusivamente da mesma bactéria. Por isso é muito importante que se façam exames laboratoriais para descobrir qual a sua infecção e qual será o tratamento mais eficaz para você.

Normalmente esse diagnóstico é feito através de um exame de sangue, solicitado por um médico especialista, pois por meio dele é possível descobrir quais bactérias estão acumulando e infectando o seu organismo. Também é possível encontrar os anticorpos necessários em seu próprio organismo, e com isso, saber se é possível eliminar as bactérias de forma natural ou se será necessário o uso de antibióticos.

Efeitos dos antibióticos

Os antibióticos podem ter efeitos tanto benéficos quanto maléficos. O seu uso pode gerar reações alérgicas após a ingestão, como já foi citado anteriormente, mas com o uso correto, conforme receitado pelo seu médico, você terá uma melhora nos sintomas das infecções e essa evolução irá auxiliar o seu organismo no processo de cura.

Os médicos explicitam que a ingestão de álcool juntamente com os antibióticos é prejudicial a nossa saúde, pois ele influencia no efeito do medicamento, podendo causar efeitos colaterais como:

  • sensação de formigamento
  • taquicardia
  • vermelhidão na pele
  • náusea
  • vômito

É importante ressaltar que não se deve ter o uso dos antibióticos suspendido antes do tempo que o médico designou, pois, essa ação pode fazer com que a bactéria crie resistência contra o medicamento.

Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas com o uso dos antibióticos. Além disso, se o seu uso for feito de forma errônea, ele poderá causar um agravamento do quadro clínico do paciente e, com isso, o seu uso deverá ser suspendido antes do tempo predeterminado, conforme as orientações de seu médico.

Imagem: (Breno Esaki/Agência Saúde DF)

Os especialistas explicam que as bactérias se colonizam muito rápido e de uma forma muito mais agressiva que os vírus, porque os vírus não , necessariamente, que desfazer uma célula para colonizá-la. Já as bactérias, em 99% das vezes, precisam destruir a célula, então elas acabam sendo muito mais brutas para o nosso organismo.

Por isso é de extrema importância que se tenha uma prescrição médica para o uso desse medicamento, pois a sua aplicação indevida pode causar uma piora no quadro clínico do paciente, podendo levá-lo até a óbito, em casos mais graves.

 

#antibioticos #infeccoesbacterianas #virusebacterias #reacoesalergicas

Ver todos os artigos