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Hidrate-se: a importância de beber água para a saúde

Beber água parece ser algo banal de tão comum que é, mas por ser algo tão simples, muitas vezes podemos acabar nos esquecendo da importância de ingeri-la. Nesse artigo você verá porque devemos beber água com frequência e quais os seus benefícios.

A água compõe entre 40% e 80% do nosso corpo e auxilia no transporte de nutrientes e oxigênio para as nossas células. Ela também tem propriedades diuréticas, ou seja, auxilia no funcionamento dos rins, ela regula a nossa temperatura corporal e, ainda, pode auxiliar na desintoxicação do nosso corpo.

Vemos em muitos lugares que o ideal é bebermos dois litros de água por dia, mas os nutricionistas alertam que essa não é uma regra. Eles indicam que essa é a quantidade aproximada de água que perdemos em um dia por meio da urina, da transpiração, da respiração e de algumas outras atividades que mantêm nossas funções vitais.

Os especialistas esclarecem que a quantidade de água que devemos consumir em um dia depende de vários fatores como:

  • idade
  • peso
  • nível de atividade física que você realiza
  • condições climáticas

Eles explicam que se você estiver com diarreia, vômito ou febre o ideal é que você se hidrate mais, pois o seu corpo tende a eliminar mais água e isso contribui para a desidratação. A mesma dica vale para quando você estiver realizando atividades físicas, pois com o suor você acaba perdendo muito líquido.

Ainda, ressalta-se a importância de intensificar o consumo de água durante a gestação e a amamentação. Ao longo da gestação a água auxilia na formação do líquido amniótico, líquido que envolve o embrião, e também faz com que o feto tenha um crescimento normal. Na amamentação, é fundamental o aumento da ingestão de líquido pois isso melhora a sua lactação.

O ideal é que você sempre consulte o seu médico e converse com ele, pois assim você poderá saber qual a quantidade certa de água que você deve ingerir por dia, evitando, assim, algum problema futuro. Pois o excesso de água no organismo também pode nos fazer mal pois, com isso, estaremos eliminando mais nutrientes do que o devido.

Benefícios da ingestão de água

Agora que já sabemos a importância de ingerirmos água diariamente, veja cinco benefícios que esse líquido trás para a nossa saúde.

1 – Auxilia a circulação sanguínea

Ter um bom volume de água circulando em nossos vasos sanguíneos assegura que todo o nosso organismo seja bem nutrido e banhado pelo sangue. Caso você tenha um quadro de desidratação o sangue se torna viscoso e isso contribui para a queda da sua pressão arterial.

2 – Desintoxicação após o consumo alimentar em excesso

É comum em festas e nas comemorações de final de ano, por exemplo, nós comermos muitas coisas diferentes, comparando com a nossa rotina alimentar, e com isso pode haver um aumento em nosso peso.

Uma parte desse peso vem dos excessos alimentares, mas saiba que isso também pode ocorrer por conta do inchaço decorrente do acúmulo de toxinas, do alto consumo de sal e de longas viagens, ou por nos mantermos muito tempo sentados e na mesma posição.

Uma das formas de combater esse inchaço é ingerindo água, pois é através da hidratação que os nossos rins, intestino e fígado terão um bom funcionamento, com isso, os resíduos prejudiciais a nossa saúde são eliminados com mais facilidade.

3 – Ajuda na absorção dos nutrientes

Existem alguns nutrientes que são hidrossolúveis, ou seja, eles necessitam de água para serem absorvidos. Podemos citar como exemplo a vitamina C e as vitaminas do complexo B.

É importante termos uma boa hidratação para que as vitaminas, os minerais, a glicose e os antioxidantes sejam levados pela corrente sanguínea e com isso cheguem até as nossas células. Se nós não bebermos água corretamente o nosso sangue ficará mais viscoso e acabará prejudicando a nutrição celular.

4 – Contribui para o raciocínio rápido e bom humor

 O nosso cérebro também precisa ser hidratado. A hidratação adequada é essencial para que nossos neurônios se mantenham conectados e transmitindo os seus impulsos.

Caso ele não receba uma hidratação adequada o nosso raciocínio e nosso humor, assim como, ser diretamente afetados.

5 – Regula a temperatura corporal

Quando estamos em algum lugar muito quente, no verão, ou fazendo atividades físicas nós transpiramos muito e com isso perdemos muita água. O suor serve para regular a nossa temperatura corporal e, com isso, evita que o nosso organismo fique muito quente e sofra modificações térmicas muito bruscas.

A falta de água em nosso organismo pode fazer com que tenhamos tontura, fadiga, fraqueza e dor de cabeça, e uma desidratação prolongada pode até nos levar a óbito.

Uma boa dica é sempre ter uma garrafa de água com você.  E caso você não consiga consumir a quantidade de água ideal para você em um dia, os especialistas apontam que você pode complementar essa ingestão através de sucos, leite, água de coco, sopas e chás. Mas eles alertam que deve-se evitar as bebidas açucaradas, tais como sucos artificiais e refrigerantes.

 

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