Início > Notícias > Novembro Azul: Prevenção e tratamento do câncer de próstata

Novembro Azul: Prevenção e tratamento do câncer de próstata

O novembro azul é uma campanha realizada anualmente no mês de novembro em todo o mundo. Ela é realizada com o intuito de promover a conscientização sobre a doença, além de alertar toda a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Em 2018, foram registrados mais de 68 mil casos e 15 mil óbitos entre os homens.

O INCA ainda alerta que essa doença é a causa da morte de 28,6% dos homens, e que os índices aumentam com a idade. Cerca de 60% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados nos homens com idade superior a 65 anos.

A campanha é uma forma muito importante de divulgação das formas de prevenção, como a realização do exame de toque, e, ainda, a luta por direitos como tratamento e suporte emocional de qualidade para todos.

 O que é o câncer de próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela está localizada logo abaixo da bexiga e a sua principal função dentro do organismo é produzir o esperma, junto com as vesículas seminais.

O câncer de próstata acontece quando há uma multiplicação desordenada das células. Com essa alteração há o surgimento do câncer e a glândula endurece. Em sua fase inicial o câncer não apresenta nenhum sintoma, o que faz com que 95% dos casos sejam diagnosticados em um estágio mais avançado.

O intuito da campanha novembro azul é justamente alertar para essa prevenção. O ideal é que os homens acima de 50 anos procurem um urologista pelo menos uma vez ao ano para que seja realizado o exame preventivo.

Sintomas do câncer de próstata

Os sintomas do câncer de próstata só são perceptíveis em um estágio mais avançado da doença e podem variar de homem para homem. Sendo assim, alguns podem não apresentar nenhum sinal, e outros podem apresentar sintomas semelhantes aos de um crescimento benigno da próstata.

Os especialistas ressaltam que é de alta importância que todos os homens façam o exame de prevenção e saibam identificar qualquer alteração que ocorra com o seu corpo, pois o câncer de próstata pode apresentar diversos sinais como:

– Dificuldade para urinar

– Gotejamento de urina após a micção

– Dor na hora de urinar

– Sangue presente na urina e no esperma

– Dor óssea

Com o avanço do quadro clínico do paciente, essas células malignas chegam até os linfonodos e atingem a nossa corrente sanguínea, o que faz com que a doença se espalhe por todo o nosso corpo.

Possíveis causas

O câncer de próstata não tem uma única causa, ele pode estar ligado a diversos fatores como:

Histórico familiar

Os médicos afirmam que caso o homem tenha um parente próximo, como pai, irmão ou tio, e que já tenham tido câncer de próstata, ele pode vir a ter chances de desenvolver a doença.

Obesidade

Os especialistas afirmam que os homens obesos tendem a apresentar uma elevação nos níveis hormonais, como a insulina por exemplo, o que pode acarretar no crescimento do câncer.

São diversos os fatores que podem levar ao câncer de próstata, com isso é de extrema importância que se faça a prevenção corretamente, além de visitar o seu médico uma vez ao ano e fazer o exames de prevenção regularmente.

Não há uma única forma efetiva de prevenir o câncer de próstata, mas com uma junção de fatores como, por exemplo, a prática regular de exercícios, uma dieta balanceada, o controle do peso e a realização de exames de prevenção periódicos os homens podem diminuir as chances de vir a ter um câncer de próstata.

 

#cancerdeprostata #novembroazul #examedetoque #conscientizacao #tumormaligno

Ver todos os artigos