Início > Notícias > Como prevenir a pressão alta

Como prevenir a pressão alta

A hipertensão arterial ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença caracterizada pelo aumento crônico da pressão arterial. Para ela ser considerada normal, a pressão máxima deve estar em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, normalmente apresentada como 12 por 8.

A pressão alta é uma doença perigosa, pois ela é silenciosa e não tem sintomas aparentes. Ela não tem cura, mas pode ser controlada, por isso é muito importante que seja feita a prevenção e que você vá regularmente ao médico para aferir a sua pressão.

Os especialistas ressaltam que a nossa pressão pode variar, por exemplo, quando fazemos um exercício físico ou quando passamos por algum estresse ela pode aumentar.

Consequências da pressão alta

Apesar de ser uma doença silenciosa, quando ela está em um estágio mais avançado pode atacar os vasos sanguíneos, o coração e até mesmo os rins.

A pressão alta pode causar o entupimento das veias e pode desencadear um infarto, um acidente vascular cerebral (AVC) ou até mesmo a paralisação dos órgãos nos casos mais graves.

Existem vários fatores que podem contribuir para a hipertensão, os principais são:

– A idade. Pessoas acima de 60 anos têm uma maior probabilidade de ter pressão alta

– O consumo de alimentos gordurosos e a ingestão abundante de sal

– O sedentarismo

– O tabagismo

– Fatores genéticos

Prevenção

Algumas pequenas ações, como a prática de hábitos saudáveis, podem ajudar na prevenção da hipertensão e até mesmo a controlar os seus níveis elevados. Conheça alguns hábitos que podem te auxiliar nessa prevenção.

Pratique atividade física

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente, além disso ela é uma grande aliada na hora de controlar a pressão arterial.

Os especialistas afirmam que exercícios aeróbicos e musculação são os mais recomendados, pois eles auxiliam na melhora da circulação periférica e também da saúde cardiovascular.

Eles ainda ressaltam que as pessoas sedentárias têm de 20 a 50% de chances de sofrerem com a hipertensão.

Reduza o consumo de álcool e elimine o tabagismo

O consumo excessivo de álcool pode causar diversos danos à saúde, podendo causar a elevação da sua pressão arterial. O tabagismo também pode levar a hipertensão, pois a nicotina presente no cigarro provoca um aumento na frequência cardíaca e com isso pode também elevar a sua pressão.

Consuma menos sal

O nosso organismo tem uma grande facilidade de acumular o sal e, com isso, retemos mais líquido, o que pode acarretar no aumento de nossa pressão.

Especialistas advertem que além da adição de sal no preparo das comidas devemos, também, evitar o consumo de produtos industrializados como alimentos em conserva, salgadinhos, enlatados, macarrão instantâneo, temperos prontos e refrigerantes.

Esses alimentos contém um alto teor de sódio em suas composições e podem ser altamente prejudiciais a nossa saúde. Escolha, sempre que puder, alimentos naturais e frescos.

Tenha uma vida mais tranquila

O estresse pode ser um dos fatores que desencadeiam a pressão alta, por isso, respeite sempre os seus limites. Ter uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos e ter momentos de lazer são algumas práticas que podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e auxiliar na prevenção de doenças, como a hipertensão.

A hipertensão é uma doença muito grave, por isso é importante que você sempre vá ao médico e faça exames para prevenção. Caso tenha algum parente que já sofra com pressão alta, é importante que o seu médico esteja ciente. A prevenção é a melhor opção para evitar doenças graves e garantir que você tenha uma boa qualidade de vida.

 

#pressaoalta #hipertensao #qualidadedevida #prevencao

Ver todos os artigos