Início > Notícias > Homeopatia e seus benefícios

Homeopatia e seus benefícios

A homeopatia é um sistema de prática médica que surgiu com o trabalho do médico alemão Dr. Samuel Hahnemann (1755-1843). Ele também era químico, mineralogista, botânico e um hábil tradutor de oito línguas diferentes.

Essa terapia de tratamento é liberada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa, e complementar para quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas. Atualmente no Brasil, é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e oferecida pelo SUS.

Os medicamentos homeopáticos têm como objetivo melhorar a saúde como um todo, estimulando o mecanismo de auto regulação e resposta imunológica do corpo. O tratamento busca reduzir qualquer processo de doença, bem como a suscetibilidade a qualquer enfermidade, isso significa que a prática não se limita a certas doenças, mas é universalmente aplicável a todas.

 Os quatro pilares da Homeopatia

A homeopatia é embasada em quatro pilares básicos, que estruturam todo conceito e eficácia da terapia. São eles:

Lei dos Semelhantes: As mesmas substâncias naturais capazes de desenvolver sintomas e doenças também têm o poder de curá-las. Esta é a mesma lógica de usar o veneno da cobra para curar alguém envenenado, porém com algumas diferenças, explicadas nos próximos tópicos;

Experimentação: O Dr. Hahnemann, tinha a ideia de que qualquer tratamento homeopático deveria ser testado primeiramente em pessoas saudáveis. Quando os experimentos se mostrarem eficientes, devem ser utilizados em pacientes doentes. Esses estudos jamais devem ser feitos em animais, pois ele acreditava que era preciso que as cobaias soubessem dos sintomas e das reações subjetivas;

Doses mínimas: Quanto menor a quantidade dessa substância, mais energia o remédio tem e, portanto, maior o seu poder de cura, porque na homeopatia trabalha-se com a extrema diluição das substâncias que causam as doenças;

Remédio único: Este pilar sugere que apenas um medicamento seja usado por vez, dando prioridade para uma substância que trate a maior quantidade de sintomas que o paciente apresente.

A eficácia e os benefícios da Homeopatia

No entanto, é sempre importante ressaltar que existem duas linhas de tratamentos homeopáticos: a Unicista, que utiliza apenas um medicamento por vez, e a Pluralista, que prefere fazer uma combinação de diversos medicamentos por vez.

Como afirmado pelo Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, no livro Aos que se tratam pela Homeopatia (Ed. Oesp,1985), “Entre os inúmeros fatores que justificam a adoção da Homeopatia […], cumpre destacar: a não toxidade, a eficiência, a fácil administração e o custo acessível”. Ou seja, os remédios homeopáticos são inofensivos e não apresentam efeitos colaterais adversos.

A homeopatia vai além do tratamento dos sintomas, estimulando o potencial de cura natural do corpo para trazer saúde, vitalidade e bem-estar. Por isso, os pacientes frequentemente relatam melhora no humor, qualidade do sono e digestão.

O tratamento homeopático é um método e alternativa eficaz aos antibióticos em doenças infecciosas, não produzindo efeitos colaterais tóxicos e trazendo uma recuperação rápida. Além disso, a homeopatia é eficaz para uma variedade de queixas que ocorrem em crianças, incluindo problemas comportamentais.

Outras condições médicas tratadas com sucesso são: doenças de pele como acne, furúnculos, eczema, psoríases, verrugas, artrites, ciática, bursite e fibromialgia.

Além de alergias, infecções frequentes, como enxaqueca, azia, gastrite, síndrome do intestino irritável, resfriados frequentes, sinusites, e condições emocionais, como depressão, ansiedade, insônia, distúrbios menstruais e síndrome pré-menstrual também podem ser tratados.

Ver todos os artigos