Início > Notícias > Saúde dos Olhos: Cuidados para evitar o desgaste da visão

Saúde dos Olhos: Cuidados para evitar o desgaste da visão

Você já percebeu que grande parte das pessoas com idade avançada sofrem com a visão desgastada? Neste artigo vamos te contar um pouco sobre os cuidados que você pode adotar na sua vida para evitar o desgaste dos olhos.

Independente da sua idade, nunca é tarde para incluir boas práticas na sua rotina visando a preservação desse órgão que é tão importante nas nossas vidas.

Assim como quase todas as formas de prevenção, alguns hábitos saudáveis, como a alimentação, também podem ser benéficos e primordiais para você nutrir seu sistema visual. Busque introduzir uma dieta rica em vitaminas e antioxidantes (Frutas vermelhas, frutas cítricas, azeite e açafrão são grandes fontes desses antioxidantes que serão fundamentais para ter uma visão saudável ao longo da vida) para o bem da saúde dos seus olhos.

Tome bastante cuidado com os objetos que podem ter contato diretamente com os seus olhos, como por exemplo as lentes de contato e óculos.

Evite sempre dividir seus acessórios com outras pessoas, pois óculos e lentes de contato são pessoais e não é uma boa prática compartilhá-los. Muito pelo contrário, compartilhar esses itens pode ser uma grande abertura para a transmissão de doenças, bactérias e sujeira que podem comprometer sua visão.

Os óculos escuros contribuem muito para proteger seus olhos dos raios solares, mas é importante sempre se atentar ao local onde irá comprá-los, porque é indispensável usar lentes de procedência confiável para que não danifiquem sua visão.

Caso você adquira lentes inadequadas o efeito pode ser o inverso, ao invés de proteger elas irão danificar o seu sistema ocular. Por exemplo, as lentes excessivamente escuras podem fazer a sua pupila dilatar além do necessário, facilitando a penetração de raios UVA e UVB, que podem causar problemas muito graves com o passar dos anos.

Nos dias de hoje temos ainda um grande vilão ao nosso alcance. O contato frequente com dispositivos eletrônicos pode ser extremamente danoso. Estamos expostos à luminosidade quase a todo tempo com o uso de smartphone, computador, tablets ou televisão. Esses aparelhos emitem para os nossos olhos uma luz muito prejudicial e que pode levar a casos mais graves com o tempo. Eles fazem com que pisquemos menos do que o ideal, deixando nossa visão ressecada, reduzindo a mobilidade e deixando-nos mais sujeitos à infecções.

O tabagismo também é um grande problema para nossa saúde ocular. Além de ser um péssimo hábito para a saúde dos pulmões, o tabagismo prejudica a circulação de sangue e nutrientes na nossa retina. Além do tabaco, o álcool também prejudica nossa visão, reduzindo o contraste e desarranjando o nervo óptico, podendo resultar até em cegueira.

Agora, uma pergunta extremamente importante. Com que frequência você visita seu oftalmologista? Este controle deve ser feito com frequência. Especialistas recomendam um check-up anual, a menos que você tenha alguma complicação com seu sistema ocular e seja necessário um acompanhamento mais frequente.

Muito mais importante que seguir essas dicas é estar sempre em acompanhamento com um profissional especialista. Mesmo que não haja sintomas é importante realizar exames preventivos e acompanhar de perto a saúde dos seus olhos.

 

#visão #óculos #desgastevisual #oftalmologia #oftalmologista #prevenção

Ver todos os artigos