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Cinco motivos para praticar exercícios físicos

Não é de hoje que nós sabemos que a prática de atividade física é essencial para a saúde. Além de auxiliar no emagrecimento ela pode trazer vários outros benefícios, como a melhoria da qualidade de vida e pode servir, até mesmo, como um tratamento auxiliar para a depressão.

Além disso, ela é um fator muito importante na hora de combatermos a obesidade. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) , de 2018, realizada pelo  Ministério da Saúde, 55,7% dos adultos brasileiros sofrem com o excesso de peso e 19,8% dessa população está obesa.

Para combater esse índice tão alto é importante a implementação de hábitos saudáveis  em nossa rotina e isso inclui a prática de exercícios físicos. Para muitos pode não ser fácil esse início, pois requer sair da zona de conforto, criar uma rotina e ter disciplina.

A prática constante de exercícios traz diversos benefícios para a saúde. Conheça cinco vantagens que irão te fazer sair do sofá e começar a se exercitar.

 1 – Auxilia na aceleração do metabolismo

 Ao praticar exercícios físicos você, além de eliminar o sedentarismo de sua vida, auxilia o seu organismo a acelerar a queima de calorias e a melhorar a qualidade de vida, aumentando a longevidade.

Podemos ressaltar que se a prática constante de exercícios físicos estiverem alinhadas com uma alimentação saudável, como consumo de frutas, legumes e verduras, além de sempre estar hidratado, podemos ver resultados ainda melhores.

 2 – Ajuda a regular o sono e a memória

A prática constante de exercícios possibilita que o nosso organismo libere hormônios que influenciam diretamente no nosso sono, com isso, temos uma grande melhora na qualidade do sono.

Além disso, ao executar exercícios físicos, nós aumentamos e melhoramos nossa capacidade aeróbica, dessa forma, teremos uma melhora significativa em nossas funções cognitivas, o que ajuda na integridade do sistema cardiovascular e, também, do cérebro.

Os geriatras afirmam que os idosos que têm o costume de praticar alguma atividade física conseguem ter uma melhora expressiva em relação a sua memória, em sua agilidade motora, em sua atenção e no seu humor.

3 – Aumento na disposição e melhora do sistema cardiorespiratório

Ao praticar exercícios físicos o seu fôlego irá aumentar e, com isso, você terá a sua atividade cardíaca bem mais controlada. Além disso, os treinos auxiliam nos cuidados com o coração, pulmão e mente.

Também podemos destacar que com a prática constante de atividades físicas a pessoa se sentirá muito mais disposta e com mais energia. Quando nos exercitamos, o nosso cérebro libera a serotonina, ele é o neurotransmissor responsável por regular o nosso estado de humor, podendo até auxiliar nos sintomas de depressão e tristeza.

 4 – Melhora a qualidade de vida

 Ao se exercitar, o seu corpo libera uma substância chamada endorfina, ou também conhecida como o hormônio do prazer. Ele é conhecido dessa forma, pois, quando liberado em nosso organismo, nos proporciona uma sensação de bem estar, ajudando a aliviar as dores e com isso nos deixando mais relaxados.

Com essa substância sendo liberada em nosso organismo tendemos a ficarmos mais calmos e dispostos e, consequentemente, termos uma melhora em nossa qualidade de vida.

5 – Ajuda a manter a saúde do coração

Quando você pratica atividade física o seu organismo cria novos vasos sanguíneos e com isso a sua pressão arterial acaba diminuindo. A frequência cardíaca também aumenta, o que por sua vez, acaba deixando o coração bem mais resistente.

Praticar exercícios físicos não necessariamente quer dizer passar o dia todo dentro de uma academia. Os médicos afirmam que se você conseguir caminhar ao ar livre por 30 minutos por dia, você já conseguirá ver as melhorias.

A prática de atividade física constante, aliada a uma alimentação saudável faz bem para o corpo, para a sua mente e para o seu emocional. Mas lembre-se sempre de consultar o seu médico periodicamente para realizar exames de check-up  e garantir que está tudo bem com a sua saúde.

 

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